Salão do Encontro lança Programa Jovem Independente em Betim

Nesta segunda, 17, o Salão do Encontro inicia mais uma iniciativa que irá atender jovens e adolescentes, com o objetivo de gerar profissionalização para o mercado de trabalho. Trata-se do Programa Jovem Independente (PJI), cujas aulas serão ministradas na Unidade Filhote, localizada no bairro Laranjeiras. O evento de lançamento será às 13h, nesta unidade, localizada na avenida Marco Túlio Isaac, 10.100, Laranjeiras, Betim.

O PJI irá oferecer cursos de: Trancista profissional, Corte de cabelo – barbearia, e Iniciação a panificação, para adolescentes e jovens na faixa dos 16 aos 21 anos em situação de vulnerabilidade social. “Por meio do PJI, os atendidos serão preparados para o universo do trabalho. Eles também terão acompanhamento psicológico, que irá ajudá-los a obter autonomia e a fortalecer a construção do projeto de vida”, destaca o presidente do Salão do Encontro, Frederico Bicalho.

A iniciativa foi desenvolvida em Belo Horizonte por dois anos, atendendo cerca de 200 jovens. “Agora trazemos essa experiência para os jovens de Betim. Queremos que eles tenham oportunidades de crescimento pessoal e profissional”, acrescenta.

Os atendidos serão encaminhados pelos equipamentos de proteção social do município, como CRAS, Casas de Acolhimento Institucional, Órgãos do sistema de garantias e defesa da criança e Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

O programa irá funcionar em ciclos. Em cada um deles, os cursos terão carga horária de 60h, mais 10h de formação social e noções de informática básica. “Um dos tópicos que abordaremos com eles durante os encontros será o acesso às políticas públicas. Muitos deles têm direito a várias e não sabem. Queremos prepará-los para recorrer a essas políticas quando necessário e a serem jovens com autonomia”, salienta a psicóloga e coordenadora do PJI Betim, Franciele Camargo.

Comente

%d blogueiros gostam disto: