As 38 Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Betim estão recebendo sistema de segurança eletrônica. Gradualmente, serão instaladas câmeras em pontos estratégicos das unidades, visando mais segurança para cidadãos e Prefeitura, que tem sido alvo de ataques vândalos e de furtos em UBSs. Os equipamentos contribuem também para o monitoramento do patrimônio público, coibindo depredação, arrombamentos, além de auxiliar na identificação de infratores em caso de crime.
Como explica o secretário de Saúde, Cláudio Arruda, as imagens das câmeras serão enviadas em tempo real para a empresa de segurança contratada, que irá disponibilizá-las em casos de ocorrências. Ainda, caso o alarme dispare, além de acionar a Polícia Militar e a Guarda Municipal, os agentes da empresa também se deslocarão até a unidade.

“Estamos trabalhando para oferecer uma assistência de qualidade, com segurança para a população e para os trabalhadores. Arrombamentos, depredação e furtos não devem ser admitidos, pois prejudicam o atendimento, geram prejuízos ao patrimônio público e custos extras. Além da instalação dos equipamentos, a Guarda Municipal realiza rondas diárias em torno das unidades”, afirmou o secretário.
A instalação dos equipamentos já começou. Até o fim de dezembro, ao menos 10 UBSs estarão com os equipamentos instalados e, até meados de janeiro, todas as 38 unidades do município estarão com as câmeras em funcionamento.