Já foi dada a largada para os amantes do esporte radical na Pista de Bicicross Aquileu Franco do Amaral. A prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, utiliza o novo equipamento para promover a escolinha de Bicicross/BMX. As aulas, gratuitas, começaram na última segunda-feira (27). As matrículas estão abertas para maiores de cinco anos.
Os interessados em participar das atividades devem realizar a matrícula na administração da própria pista, que fica na rua Cícero Rabêlo de Vasconcelos, nº 100, bairro Bueno Franco. O local funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30.
Para garantir a vaga, é necessário apresentar o CPF e o RG do aluno e do responsável – em caso de menores -, comprovante de endereço, foto 3×4, além de atestado médico para os maiores de 18 anos.
Ao todo, 32 atletas estão matriculados para as aulas com a instrutora Fabiola Regina, que possui um amplo currículo no bicicross. A escolinha funciona de segunda a quinta-feira, em dois turnos, sendo: segunda e quarta, das 8h às 10h50; e terça e quinta, das 17h30 às 20h20. As aulas têm duração de 50 minutos, duas vezes por semana.
O horário de funcionamento da escolinha foi acordado entre a prefeitura e a Associação de Pais e Amigos do Bicicross (Aspam Betim BMX), por meio de Termo de Ajustamento Municipal (TAM) publicado em 13 de janeiro de 2023. O termo estabelece os direitos e deveres de cada entidade, bem como o cronograma formulado para a realização dos treinos e demais atividades de cada parte.
Para participar das atividades, os atletas precisam ter sua própria bicicleta de BMX, além dos equipamentos de segurança apropriados para a prática, como capacete, joelheira, cotoveleiras, luvas e caneleiras. A expectativa é que a prefeitura adquira cerca de 40 bicicletas para que aqueles que não possuem o equipamento não percam a oportunidade de fazer as aulas.