Seminário debate a importância da leitura para o público infantil

Seminário Poéticas da Infância promove, durante quatro dias, ações que convidam o público a vivenciarem novas práticas para a mediação da leitura na primeira infância

Entre os dias 12 e 15 de abril, acontece em Belo Horizonte o Seminário Poéticas da Infância, evento que estreia já inovador por ser o primeiro que enfoca bebês e a primeira infância como público leitor, que precisa e merece ser formado com atenção, cuidado, carinho e muitos elementos lúdicos dentro das especificidades dessa fase da vida e do desenvolvimento.

Idealizado por Juliana Daher, reconhecida pelo seu trabalho à frente da Cia. Pé de Moleque e de O Quintalzim, entre outras iniciativas voltadas para a cultura e educação infantil, e por Carolina Fedatto, pesquisadora e escritora à frente do projeto de leitura Cria Coletiva, o seminário conta com a preciosa parceria do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Infância e Educação Infantil (NEPEI) e do Curso Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI) da Faculdade de Educação da UFMG e tem patrocínio da Captamed, por meio dos recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte. Toda a programação é gratuita.

“A primeira infância é um momento fundamental para o desenvolvimento humano. É quando bebês e crianças pequenas vivenciam a experiência da aquisição da linguagem, de entrada no simbólico e de construção do imaginário, por isso é tão importante investir na formação de mediadores de leitura para esse momento da vida. Educadores, profissionais do livro e familiares são um dos vértices do triângulo amoroso da leitura que precisa se formar para um bom acesso ao simbólico e à cultura literária, oral e escrita”, explicam Juliana Daher e Carolina Fedatto. O propósito do Seminário Poéticas da Infância, portanto, é levar essa discussão para um público amplo, visando garantir o direito de acesso de todas as crianças ao simbólico e ao imaginário.

Durante quatro dias, serão duas conferências, três mesas-redondas, um bate-papo, nove oficinas e quatro vivências literárias e apresentações artísticas para bebês (0 a 3 anos) e crianças bem pequenas (até 6 anos), além de uma feira de livros. Essa programação contempla os pequenos, claro, e também pais, professores, educadores e demais profissionais que são fundamentais no processo de apresentar o universo da leitura e estimular o contato com o objeto livro nessa fase. Foram convidados pesquisadores e artistas reconhecidamente engajados na produção literária e de espetáculos de narração artística para as infâncias, de modo a promover uma dialética entre reflexão e prática.

Os eventos acontecem em três espaços diferentes: Faculdade de Educação da UFMG (FaE/UFMG), Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado e Centro Cultural de Usina de Cultura. A parte que acontece na Fae/UFMG terá também transmissão ao vivo pelo canal no Youtube da instituição, expandindo assim o acesso para qualquer interessado pelo tema, de qualquer parte do Brasil e do mundo.

Uma das experiências que o Seminário Poéticas da Infância traz é o espaço conhecido como Bebeteca, que, segundo artigo da professora doutora Mônica Correia Baptista (FaE/UFMG), uma das mediadoras da programação, vem da nomenclatura em francês “Bébéthèque”, mencionado pela primeira vez em 1987, durante palestra em Salamanca (Espanha), e diz do espaço da biblioteca especialmente preparado para atender a primeira infância, “promovendo situações de leitura para crianças que se encontram na fase incipiente de contato com a linguagem escrita e que ainda não fazem uso autônomo dessa linguagem; e capacitandor promotores de leitura – pais, professores, bibliotecários e voluntários – para realizarem apropriadamente a escolha de textos e para desenvolverem mediações adequadas entre o livro e as crianças”. Um espaço lúdico, onde os pequenos e os adultos poderão experimentar o objeto livro livremente. Durante o seminário, a experiência de Bebeteca vão acontecer tanto no espaço da Fae/UFMG quanto durante as oficinas do segundo dia.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

QUARTA-FEIRA / 12 DE ABRIL DE 2023

Local: Auditório Neidson Rodrigues – FaE/UFMG

18h | Recepção e inscrições
18h30 | Grupo Bambulha (apresentação artística)
19h | Mesa de abertura
19h40h às 21h | Conferência de abertura “Poéticas da Infância”, com María Emilia López (UBA). Mediação: Profa. Dra. Mônica Correia Baptista (FaE/UFMG)

QUINTA-FEIRA / 13 DE ABRIL DE 2023

MANHÃ

Local: Auditório Neidson Rodrigues – FaE/UFMG

09h às 11h | MESA 1: “O direito ao simbólico e ao imaginário”, com Érika Parlato (Instituto Langage) e Edith Derdyk (artista-ilustradora). Mediação: Carolina Fedatto

*Feira de Livros e visita à Bebeteca ao longo do evento

TARDE

14h às 16h | OFICINAS SIMULTÂNEAS
*Inscrições por ordem de chegada 30 minutos antes das oficinas

CENTRO CULTURAL USINA DE CULTURA

Oficina 1: Tertúlia Literária, Bebeteca – Biblioteca
Oficina 2: Nana Neném, Bebeteca – Sala de reuniões
Oficina 3: Ilustração, com Bruna Lubambo – Galpão

CRCP LAGOA DO NADO

Oficina 4: OQTNB, Bebeteca – Biblioteca

Oficina 5: Qualidade e bibliodiversidade na composição de acervos, Bebeteca – Sala de reuniões

Oficina 6: Livros à mão: confecção de livros com dobras, com Aline Maciel e Sig Schaitel (Cia. Mafagafos) – Local: Varanda do casarão

FaE/UFMG

Oficina 7: Arte narrativa e primeira infância, com Juliana Daher

Oficina 8: Leitura do livro ilustrado, Rosinha

Oficina 9: O encontro dos bebês com os livros e os adultos, com María Emilia López

NOITE

Local: Auditório Neidson Rodrigues – FaE/UFMG
19h às 21h | Mesa 2: “O livro e a literatura para as infâncias”, com DanielaM Padilha (Editora Jujuba) e Mariana Parreira (UFMG). Mediação: Camila Petrovich

SEXTA-FEIRA / 14 DE ABRIL DE 2023

MANHÃ

Local: Auditório Neidson Rodrigues – FAE/UFMG

09h às 11h | Mesa 3: “A experiência da leitura na primeira infância”, com Cássia Bittens (PUC-SP/Literatura de berço) e Rosinha (ilustradora). Mediação: Fabíola Faria

TARDE

Local: Auditório Neidson Rodrigues – FAE/UFMG
14h às 16h | Bate-papo: Literatura ilustrada com prosa – Odilon MoraesM (ilustrador); Amma Fonseca (ilustradora), Carol Fernandes (ilustradora).

Mediação: Carolina Moreyra (escritora)

17h às 19h | Conferência de encerramento: Marilda Castanha (escritora/ilustradora). Mediação: Juliana Daher

NOITE
Local: Auditório Neidson Rodrigues – FAE/UFMG
19h às 21h | Lançamento de livros com coquetel

SÁBADO / 15 DE ABRIL DE 2023

VIVÊNCIAS LITERÁRIAS | CENTRO CULTURAL USINA DE CULTURA

Leituras e afetos na primeira infância, com Cássia Bittens:

9h30 | Para bebês de colo

10h | Para bebês engatinhantes

10h30 | Para bebês andantes

11h | Histórias de contar, cantar e brincar, com Cia. Pé de Moleque

VIVÊNCIAS LITERÁRIAS | CRCP LAGOA DO NADO
10h às 12h | Ninho de leitura, com Cia. Mafagafos
Local: Biblioteca

10h | Manoel de Barros para bebês: encontro nas miudezas, com Vivan Catenacci
*Para gestantes e bebês até 12 meses
Local: Tenda de circo e tenda casarão

11h | Manoel de Barros para bebês: encontro nas miudezas, com Vivan Catenacci
*Para bebês dos 13 meses aos 30 meses
Local: Tenda de circo e tenda casarão

ENDEREÇOS

FaE/UFMG: avenida Pres. Antônio Carlos, 6627, Pampulha

CRCP LAGOA DO NADO: rua Ministro Hermenegildo de Barros, 904, Itapoã

CENTRO CULTURAL USINA DE CULTURA: rua Dom Cabral, 765 – Ipiranga

Comente

%d blogueiros gostam disto: