Betim recebe, nesta semana, o programa Cinema na Cidade – iniciativa do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. A ação ocorre em dois dias, na sexta (19) e no sábado (20), na Praça Milton Campos, em frente à Casa da Cultura Josephina Bento. Além de sessões de cinema, o público poderá participar de shows, espetáculos teatrais e de dança, intervenções circenses e apresentação de mágica. Toda a programação é gratuita e aberta à população.
O município é a terceira cidade a receber a edição 2023 do programa audiovisual, que, até novembro, vai circular por dez municípios mineiros levando arte e cultura para o Estado e promovendo o encontro do público com o cinema brasileiro.
“O programa foi idealizado para ser uma nova frente regionalizada de cultura, lazer e entretenimento para gerar integração entre as comunidades, proporcionar o encontro amplo do público com o cinema brasileiro, promover a formação de novas plateias, criar espaços alternativos de exibição, fomentar a indústria cinematográfica e conectar o cinema com as outras artes e valorizar as culturais locais, ocupando de forma saudável e democrática os espaços públicos de cada cidade”, destaca Raquel Hallak, diretora da Universo Produção e coordenadora geral do Cinema na Cidade.
O evento tem início na sexta, às 19h30, com a intervenção circense do Palhaço Sufoco, que abre a programação com um espetáculo cheio de virtuosismo técnico, comicidade e emoção. Na sequência, os bailarinos Lucas Addayan e Carla Almeida abrilhantam a noite com uma apresentação que destaca o talento ímpar da comunidade. Às 20h15, chega a vez do cinema ao ar livre com a exibição de uma sessão de curtas brasileiros para toda a família. Para fechar a noite em grande estilo, a dupla Marcos Zam e Zé Antonio Viola apresenta o melhor da música caipira e da MPB regional.
No sábado, a programação começa mais cedo, às 17h, com o espetáculo infantil Mar de Histórias, em ato que une circo, teatro e contação de estórias para a diversão dos pequenos. Às 18h, o Palhaço Maizena apresenta sua intervenção circense com números de tirar o fôlego, que envolvem malabarismo, acrobacias e equilibrismo. Logo depois, tem início a Mostrinha, com atrações especiais dedicadas à criançada: uma sessão de curtas pensada especialmente para a turminha, além de apresentação especial do Mágico Dennerson em companhia da cantora Ana Cristina.
Às 20h, é hora de uma estreia de gala: a exibição do filme “My Name is Now, Elza Soares”, da diretora betinense Elizabete Martins Campos. O longa com a lendária cantora circulou por diversos festivais e conta, agora, com uma exibição especial na cidade natal da diretora, que estará presente na sessão para um bate-papo com o público. Encerrando a programação, a talentosa cantora Márcia Meira se apresenta com sua banda, apresentando um repertório variado e cheio de vida.
A etapa de Betim do programa Cinema na Cidade 2023 conta apoio da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Arte e Cultura, que viabilizou a contrapartida artístico-cultural de quatro empreendedores contemplados com a Lei Municipal de Incentivo à Cultura Noemi Gontijo. Os produtos culturais dos artistas Carla Almeida, José Antônio Nepomuceno, Leonardo Gualberto e Marcia Meira integram a programação do evento, e, dessa forma, O Cinema na Cidade também promove e valoriza os artistas de Betim.